Notícias

Notícias

30.11.2022

Versão em português do aplicativo da OPAS para o cuidado neonatal

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio de seu Centro Latino-Americano de Perinatologia (CLAP), apresentou, em março de 2022, o eCBB, um aplicativo de acesso gratuito com informações para melhorar a atenção aos recém-nascidos nas versões em inglês e espanhol.

A ONG Prematuridade.com orgulhosamente anuncia que o conteúdo do aplicativo já está disponível em português do Brasil, com textos traduzidos e revisados por nós, com muito carinho.

O aplicativo, que pode ser baixado no Google Play e na Apple Store, faz parte da Campanha 28 dias da OPAS, um tempo para cuidar e amar, e é destinado às famílias e profissionais de saúde.

“Cuidados de qualidade requerem informações baseadas em evidências e a participação de mães, pais, famílias e cuidadores. O aplicativo eCBB foi projetado para contribuir com esses objetivos, facilitando o acesso a conteúdo útil e de qualidade”, explicou Dr Pablo Durán, consultor regional de saúde perinatal da OPAS.

O app apresenta informações divididas em 6 grandes categorias, que vão desde dúvidas frequentes de quem cuida de recém-nascidos, até temas como amamentação, cuidados infantis, higiene, promoção da saúde e crescimento e desenvolvimento.

Espera-se também que o aplicativo contribua para a saúde e sobrevivência dos recém-nascidos durante os primeiros 28 dias de vida.

A mortalidade neonatal é o principal componente da mortalidade infantil; quase 50% das mortes registradas no primeiro ano de vida ocorrem no período neonatal e as principais causas são complicações da prematuridade, defeitos congênitos, asfixia perinatal e sepse e infecções.

Boas práticas de cuidados, juntamente com o acesso universal a cuidados oportunos e de qualidade para famílias e recém-nascidos, podem reduzir a mortalidade neonatal.

Fonte: adaptado de OPAS/OMS

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.