Notícias

Releases

05.11.2021

Tema do Novembro Roxo é debatido em início de ações da campanha

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com iniciou nesta quinta-feira (4) as ações do Novembro Roxo, campanha que tem como objetivo alertar sobre as causas e consequências do parto prematuro. Webinar científico foi realizado para tratar sobre a importância do contato entre os pais e bebês, já que a temática da iniciativa, neste ano, é “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”.

Grandes nomes da Neonatologia no Brasil participaram da atividade online, juntamente à representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da APAE Brasil e da Sociedade Brasileira para a Segurança do Paciente (SOBRASP).

Os médicos Guilherme Santanna e Gabriel Variane ressaltaram a importância de os pais estarem presentes no período de internação, para o desenvolvimento do bebê prematuro.
Mediadora do debate, a vice-diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Aline Hennemann, ressaltou que todo cuidado com os bebês prematuros é importante e faz a diferença para a evolução da criança. O reforço ao ato foi compartilhado pela diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.

O pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, explicou a importância de manter a vacinação das crianças prematuras. Além disso, Cunha ressaltou que os pais também devem estar com a imunização em dia, já que há algumas vacinas que os bebês prematuros não podem receber.

A neonatologista e coordenadora do Complexo Hospitalar dos Estivadores do Instituto Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Teresa Uras, destacou o acolhimento à família do prematuro no período em que o bebê estiver na UTI Neonatal. A especialista ainda explicou sobre a importância de a equipe multidisciplinar trabalhar junto com os familiares.

Outro ponto abordado no webinar foi a importância do aleitamento materno ao bebê prematuro, seja pelo leite da mãe ou por doação do banco de leite. Um dos palestrantes sobre o tema foi o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Brasil, João Aprígio.

A coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Ginani, agradeceu às famílias por estarem trabalhando junto com a ONG Prematuridade.com e ressaltou que através do apoio da organização, projetos de lei voltados à questão estão avançando.

A programação da campanha Novembro Roxo segue nos próximos dias. Confira:

Dias 06/11, a partir das 17h até 07/11 – Virada Cultural da Prematuridade (YouTube)

Dia 11/11, às 17h – Live da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade (YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 17/11, a partir das 8h – Maratona de lives do Dia Mundial da Prematuridade (Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 20/11, das 8h às 12h – Evento de 1 ano da Liga Interdisciplinar ONG Prematuridade.com (YouTube e Facebook)

Dia 25/11, às 17h – Painel de Políticas Públicas em Prematuridade (YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 27/11, às 10h – 3º Ciclo de Palestras para as Famílias ONG Prematuridade.com (pelo YouTube e Facebook)

Fonte: Portal Hospitais Brasil

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.