Notícias

Notícias

27.09.2023

SUS amplia critérios para aplicação da vacina hexavalente em prematuros

É com muita alegria que recebemos a notícia de que o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional da Imunzações (PNI), ampliou os critérios de aplicação da vacina hexavalente para bebês prematuros nascidos com menos de 33 semanas de gestação. Um grande passo na direção de mais equidade no acesso às vacinas para os nossos pequenos.

A vacina hexavalente (Hexa acelular -DTPa/Hib/HB/VIP) protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, numa só injeção. Prematuros nascidos com menos de 1kg ou abaixo de 31 semanas de gestação já tinham direito a receber essa vacina pelo SUS.

Vacinas acelulares são desenvolvidas com partículas, e não com células inteiras, fazendo com que as reações à vacina sejam menos frequentes e bem mais leves. A hexa, além de acelular, é também é uma vacina chamada "combinada", que protege contra várias doenças ao mesmo tempo, em uma única dose.

O esquema de vacinação básico no CRIE consiste na aplicação de 3 doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade cronológica, com intervalo de 60 dias entre as doses. O primeiro reforço é aos 15 meses de idade. O segundo reforço deverá ser realizado aos 4 anos de idade, com a vacina DTP acelular, se ainda persistir a indicação. A idade máxima para aplicação da vacina Hexa acelular e/ou DTPa é de 6 anos, 11 meses e 29 dias.

O acesso à vacina hexavalente continua sendo somente através dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), serviço presente em todos os Estados do país. Encontre o CRIE mais próximo de você aqui.

Converse sobre isso com o pediatra do seu bebê. Vacine seu prematuro para que ele esteja semore protegido contra doenças e infecções.

Link para o novo Manual dos CRIE (6a edição/2023): https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/manuais/manual-dos-centros-de-referencia-para-imunobiologicos-especiais_6a-edicao_2023.pdf

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.