Notícias

21.09.2022

PORQUE FALAR DE SAÚDE MENTAL NA PREMATURIDADE?

Quando nos referimos a prematuridade logo relacionamos a questões clínicas, orgânicas, tanto da mãe e principalmente do bebe, como ganho de peso, saturação, etc., que são importantíssimos; mas a prematuridade traz também modificações e situações novas que estão diretamente relacionadas com o emocional.

Junto com a prematuridade está a quebra de expectativa, ou seja, houve todo um planejamento quando a gravidez aconteceu, conversas na família, planejamento de mudanças físicas na casa para acolher o bebe, a imaginação de como o bebe vai ser, o bebe imaginário, até quando a mulher irá trabalhar, quem irá ser sua rede de apoio, enfim várias questões que mudam com o nascimento antecipado do bebe.

A família não estava pronta e esperava um bebe de 40 semanas, com 3 k de peso, que usaria as roupas compradas, as fraldas rn ou p, iria ficar no quarto com a mãe e muitas fotos seriam tiradas quando ele fosse para casa, em 2 ou 3 dias de internação.

Essa família então tem que ressignificar toda a situação quando acontece o nascimento prematuro, desenvolver um novo olhar e a construção de uma nova história.
As emoções e sentimentos estão embaralhados, a família não sabe direito o que sentir, quer estar junto do bebe, mas têm também o medo da perda.

O profissional de saúde mental pode atuar aí em todos os momentos, ajudando nesta ressignificação, nesse novo olhar, nessa transição da história imaginada para a história real, do planejado para o possível.

Foi também com esta visão que o Núcleo de Saúde Mental foi criado, como um espaço de atendimento individual para esta família e também os grupos, onde as pessoas poderão ser ouvidas em suas dores, mas também apoiadas nesta reconstrução.

Coordenação do Núcleo de Saúde Mental
Simone de Melo Dantas – Psicanalista
Sueli Lopes - Psicóloga

    Compartilhe esta história

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.