Notícias

Notícias

24.11.2022

Pequenos craques: bebês prematuros vestem as cores da seleção brasileira.

Ação de hospital de Curitiba chama atenção para o Dia Mundial da Prematuridade. Das encubadoras, mensagens para Tite, Neymar, e outros integrantes da seleção.

Um hospital de Curitiba vestiu as cores da seleção brasileira para chamar a atenção para este 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. Nesta quinta-feira (17), bebês da UTI neonatal vestiram a camisa do Brasil e surpreenderam os pais na hora da visita.

Uma gestação completa varia de 37 a 42 semanas, mas muitos bebês nascem antes da hora. No Brasil, nascem cerca de 340 mil prematuros por ano. Só no Paraná, foram mais de 12 mil partos nessas condições - ou 11% do total -, em 2022.

Em cada encubadora, uma mensagem para chegar ao outro lado do mundo: ao técnico da seleção brasileira Tite, para jogadores como Vini, Militão e Neymar que disputarão a Copa do Mundo.

Os mensageiros são mini campeões, heróis de uma luta diária pela vida. O time de craques já superou enormes obstáculos no desafio pela sobrevivência.

Entre os vencedores está a pequena Sofia, de quatro meses de vida. Ela nasceu de 24 semanas, com apenas 705 gramas, e 20% de chances de viver. Agora, está prestes a deixar a UTI.

Dia a dia , hora a hora, ela conseguiu chegar a quase 2,5 quilos e respira sem ajuda de aparelhos. No time de campeões pre maturos, ela representa o artilheiro Neymar.

A mãe, Sherollyn Chanchutz, afirma que os primeiros momentos com a filha foram uma emoção.

"É muito pequenininha. Em cada grama que ela ganha, cada ml que ela ganhava, era uma comemoração", conta.

Importância do pré natal
A taxa de sobrevida dos bebês prematuros que nascem depois de 26 semanas de gestação passa de 90% em alguns casos, dependendo dos cuidados médicos.

Especialistas alertam para a importância de prevenir o parto prematuro, especialmente com os exames pré natais. Cada semana do bebê na barriga da mãe, representa, em média, um mês a menos de UTI.

A pediatra Lídia Kern orienta que as gestantes procurem ajuda médica ou busquem o hospital se perceberem qualquer sinal diferente, a fim de evitar o parto prematuro.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.