Notícias

Notícias

03.03.2022

OPAS/OMS lança aplicativo eCBB sobre saúde neonatal

O eCBB chega para fortalecer e articular o cuidado das famílias e Neonatologistas em relação à saúde perinatal. As vivências e os cuidados nas primeiras semanas de vida, assim como durante a gravidez, têm profundo impacto na saúde, no desenvolvimento e na qualidade de vida a longo prazo. Sabemos que os cuidados nesta fase da vida são um dos investimentos mais eficazes e eficientes. Da mesma forma, o eCBB foi projetado para contribuir para reduzir o impacto da pandemia, particularmente na saúde e na atenção dos recém-nascidos e especialmente daqueles prematuros e gravemente enfermos.

O desenvolvimento dessa ferramenta começou com a avaliação das evidências do uso e dos resultados das tecnologias de informação e comunicação para melhorar a saúde neonatal em geral e para enfrentar problemas de saúde ou intervenções específicas.
No âmbito da pandemia COVID 19, o projeto assume especial relevância, ajudando a fortalecer o acesso a informações relevantes, sensíveis e de qualidade.

O aplicativo foi desenvolvido considerando dois perfis de usuários
- cuidadores e
- equipes de saúde.

Isso permite orientar os conteúdos com especificidade e apresentá-los de acordo com as necessidades e requisitos particulares de cada perfil.

Para facilitar o acesso a informações de qualidade, as informações e materiais disponibilizados provêm principalmente de documentos técnicos da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, bem como de sua Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando um sistema de indexação que facilita a busca de informações.

Os temas apresentados, incluem informações em forma de texto, vídeos, infográficos, recomendações, imagens, notícias, estão agrupados em seis categorias principais:
· amamentação,
· cuidados infantis,
· higiene,
· promoção da saúde,
· crescimento e desenvolvimento e
· perguntas frequentes

Além disso, possui seções temáticas como vacinas, prematuridade, lactente, entre outros. Os tópicos contemplam informações de interesse das famílias, profissionais e equipes de saúde sobre os cuidados com o recém-nascido, as etapas e mudanças que ocorrerão, as necessidades e indícios que demandam cuidados e intervenções específicas, bem como problemas comuns de saúde.

O mecanismo de busca do aplicativo permite acesso rápido e fácil ao conteúdo, agrupado em categorias.

O aplicativo está disponível nas versões:
- Android no Google Play, e
- iOS na App Store

Nesse primeiro momento em espanhol, e brevemente em inglês e português.

Fonte:Aleitamento.com

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.