Novembro Roxo e Dia Mundial da Prematuridade
Um dos momentos mais especiais do ano, onde conseguimos chamar a atenção para as questões envolvidas no nascimento prematuro de forma mais expressiva e, com isso, sensibilizar mais pessoas sobre o tema, é durante o “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade. Especialmente no dia 17, que é o “Dia Mundial da Prematuridade”, data convencionada globalmente.
Saiba por que essa data foi escolhida e faça parte da mobilização mundial pelo #NovembroRoxo acessando nosso hotsite Dia Mundial da Prematuridade.
Através da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade, apresentamos um projeto de lei, o 10.739/2018, que prevê ações de enfrentamento do parto prematuro durante o mês de novembro e institui o dia 17 daquele mês como o Dia da Prematuridade no Brasil. O projeto está em tramitação na Câmara Federal.
Por que é importante colocarmos o 17 de novembro no calendário público?
Porque uma vez constando na grade de ações anuais dos Governos, a campanha ganha lugar na agenda de gestores públicos e parlamentares e conta com o apoio de Secretarias Municipais e Estaduais estratégicas, fortalecendo e ampliando o alcance da campanha.
Vários Estados e municípios já implementaram o dia 17/11 em seus calendários, garantindo, na semana que engloba a data, ações regionalizadas de sensibilização, como caminhadas, piqueniques, workshops e ações nas UTIs neonatais.
Quer instituir o Dia da Prematuridade na sua cidade?
Fale conosco, vamos te ajudar!
Conheça, abaixo, os locais onde o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade já são uma realidade:
Estados:
Maranhão (PL 352/20)
Municípios:
Açailândia (MA) - Lei 679/2023
Porto Alegre (RS) - Lei 132/2016
Observação: alguns conteúdos e informações como endereços, telefones, etc. aqui mencionados podem sofrer alterações.