Notícias

Notícias

28.02.2019

Menor bebê do mundo recebe alta de hospital no Japão

A Universidade de Keio, em Tóquio, divulgou terça-feira (26/02) que um bebê prematuro nascido com 268 gramas recebeu alta de seu hospital após atingir 3.238 gramas, tornando-se o menor menino do mundo a ir para casa com saúde.

De acordo com a universidade, o recordista anterior nasceu pesando 274 gramas na Alemanha em 2009, como consta no registro dos menores bebês do mundo da Universidade de Iowa. A menor menina nasceu pesando 252 gramas, também na Alemanha, em 2015.

Apenas 23 bebês em todo o mundo que nasceram prematuramente com peso inferior a 300 gramas sobreviveram, dos quais só quatro eram meninos, de acordo com o site Tiniest Babies Registry.

O menino de Tóquio nasceu de cesariana de emergência em agosto, já que ele parou de ganhar peso às 24 semanas de gestação e os médicos concluíram que sua vida corria perigo.

O bebê nasceu tão pequeno que cabia na palma das mãos. Mas depois de passar pela unidade de terapia intensiva neonatal do hospital, ele retomou o crescimento, conseguiu respirar e se nutrir, podendo ser amamentado.

Ele deixou o hospital na última quarta-feira, dois meses após a previsão inicial de alta.

A taxa de sobrevivência de bebês nascidos com menos de 1.000 gramas é de cerca de 90% no Japão, mas a de bebês com menos de 300 gramas, especialmente meninos, é baixa.

“Eu quero que as pessoas saibam que os bebês podem voltar para casa com saúde, mesmo que nasçam pequenos”, disse o Dr. Takeshi Arimitsu.

Fonte: The Japan Times (traduzido)
(Fotos: Keio University Hospital/Divulgação)

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.