Vacinas do prematuro
Você sabia que a vacinação do prematuro começa antes mesmo dele nascer?
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), aproximadamente 40% das mortes de bebês ocorrem no período neonatal (primeiros 28 dias de vida), e muitas dessas mortes ocorrem por infecções que podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis para as gestantes.
As vacinas recomendadas na gravidez são essenciais para a saúde da mãe e também do bebê. Durante a gestação, os anticorpos da mãe passam para a criança por meio da placenta e, depois do nascimento, pelo leite materno. A vacina tríplice bacteriana, por exemplo, protege contra coqueluche, tétano e difteria. Todas essas doenças causam complicações na gravidez e são responsáveis por altas taxas de mortalidade de recém-nascidos. É muito importante não atrasar a dose dessa vacina, pois, caso o bebê nasça prematuro, ele já terá recebido a imunização. Acesso o calendário de imunizações das gestantes aqui.
O calendário vacinal do prematuro, assim como eles, é diferenciado.
Por isso, estamos preparando um portal repleto de conteúdos atualizados acerca das vacinas dos pequenos, aguarde!
Enquanto isso, acesse esse link e fique por dentro das atualizações do calendário vacinal dos prematuros. Baixe também o PDF com o calendário de imunizações para os prematuros recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), parceira da ONG Prematuridade.com.