• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Todo dia é uma nova oportunidade

11/08/2020

Humanização do Cuidado

E quando ele começa com um nascimento, ele se torna ainda mais especial!

A chegada de um bebê é um momento único, na família que se inicia ou na família que cresce. Muitos sonhos e expectativas são construídas durante todo o processo da gestação na espera desse novo Ser. É nesse tempo que o vínculo entre os pais e o bebê se inicia para então, ser fortalecido a cada dia.

O nascimento é um momento de transformação, de muitos sentimentos e de muita cumplicidade do casal. No momento do parto, a equipe de atendimento deve também preparar a ambientação da sala de parto ou cesárea. A temperatura da sala de parto estará entre 24 e 26ºC, a iluminação adequada a cada etapa do nascimento, é possível ter música ambiente agradável, tudo para receber o bebê. Quando ele chega, as luzes são diminuídas e, se ele estiver em boas condições clínicas será colocado no pele a pele com sua mãe, ao lado de seu pai-sua família.

Nesta primeira hora de vida, o bebê estará na fase de alerta, pode fazer contato visual com seus pais e, mesmo que não tenha uma sucção efetiva, o aleitamento materno será estimulado. O aleitamento materno na primeira hora de vida traz muitos benefícios para o binômio mãe-filho. Para o bebê, reduz a mortalidade no período neonatal, ajuda na adaptação respiratória e contribui para a colonização do intestinos com "bactérias do bem", iniciando o desenvolvimento do sistema imunológico. Para a mãe, a amamentação na primeira hora ajuda na diminuição de hemorragia e da dor, em função dos hormônios liberados.

Nós, profissionais da saúde que temos o privilégio de participar deste momento, precisamos torná-lo único, repleto de significados e envolto em muito amor. Converse com seu pediatra na consulta pré-natal sobre esse momento porque "a gente só nasce uma vez, e esse dia tem que ser especial"!

por Dra. Desirée Volkmer, pediatra, neonatologista e membro do nosso Conselho Científico



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se