• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Projeto oferece suporte psicológico online gratuito para famílias e profissionais de saúde

30/08/2020 psicologia-online-1200x675

A ONG Prematuridade.com, em parceria com psicólogos convidados, e com o apoio da empresa Chiesi Farmacêutica, se volta para a necessidade de amparo e cuidado com os pais e os familiares de bebês prematuros e com a toda a equipe de saúde envolvida na atenção aos mesmo, em um projeto que disponibiliza atendimento gratuito focado, sobretudo, na situação atual de pandemia por COVID19.

Entendendo o momento desses bebês e seus familiares, somados aos cuidados necessários para evitar o contágio, a proposta de atendimento gratuito vem com a intenção de orientar, amenizar ansiedades, esclarecer e acolher. Muitas crenças e receios aparecem no momento do pós-parto e puerpério de um bebê prematuro. As tensões experimentadas no ambiente hospitalar intensificam-se na pandemia e, por isso, usando de técnicas da psicologia da saúde, surge a oferta do serviço com base em psicoeducação, escuta, e melhor condução nas situações de crise, angústias, espera, e expectativas com relação ao recém-nascido prematuro, que chega surpreendendo os pais e exigindo deles uma rápida adaptação de toda a família.

Também é verificado que, em tempos de pandemia, a humanização hospitalar tem impacto positivo e diferenciado no tratamento de pacientes em situações de internação e vulnerabilidade, gerando assim um maior empenho de equipe médica e demais funcionários da instituição com o bem-estar dos pacientes atendidos e, como consequência, um maior esgotamento físico e mental dos mesmos.

O cuidado com a saúde mental é um direito de todos, seja em épocas específicas de nossas vidas ou na manutenção da saúde emocional ao longo dela. A atenção para o momento mãe-bebê é de extrema importância levando em consideração que é desses primeiros contatos que dependem a qualidade da saúde de ambos e todas as novidades que virão dessa relação e, a família como um todo, precisa estar bem justamente para ser rede de apoio eficaz e aproveitarem juntos e da melhor forma esse momento.

No âmbito dos profissionais, o constante treinamento e protocolos rígidos implementados a fim de evitar a contaminação pelo coronavírus em ambientes hospitalares, redobra a atividade dos colaboradores envolvidos, o que exige deles mais dinamismo e demandas de trabalhos maiores sobretudo em ambientes neonatais e parturientes com bebês prematuros. Dando conta de seus anseios, inseguranças e expectativas, sendo os primeiros contatos para orientações, informações e amparo, muitas vezes.

Médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de higienização, portaria e demais colaboradores, o presente projeto oferece suporte técnico em prevenção e promoção da saúde, situações de crise, escuta, direcionamento, expectativas com relação ao trabalho, exigências físicas e emocionais que profissionais envolvidos, verificam acometer a sua saúde em época de pandemia.

Os atendimentos acontecerão on-line, por chamada de vídeo ou áudio, respeitando o isolamento social e a situação de cada um, sem comprometer a qualidade do atendimento prestado pela equipe de psicólogos.

Estamos prontos para recebê-los nessa rede de cuidado mais ampla e direcionada a situação de adaptação que envolve as tensões da internação hospitalar, auxiliando em intervenções de prevenção e promoção da saúde em época de pandemia.

Se você é familiar de prematuro ou profissional de saúde de UTI Neonatal e gostaria de receber esses atendimentos, escreva para contato@prematuridade.com



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se