• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz são destaque em Canoas (RS)

12/07/2019 ONG Prematuridade.com marca presença em evento que reuniu 13 municípios para promoção da formação continuada e troca de experiências.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Canoas no dia 5 de julho, o 1º Encontro Intermunicipal Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz (CF) contou com a participação de 13 municípios do Rio Grande do Sul (RS). Com o tema “Modalidade de Atenção na Primeira Infância”, o objetivo do evento foi promover um dia de formação continuada com todos os Grupos Técnicos Municipais (GTMs), supervisores e visitadores do PIM/CF.

A iniciativa de Canoas busca fortalecer ainda mais a unificação dos programas PIM, do Governo do Estado, com o CF, do Governo Federal. Essa unificação dos programas visa atender a primeira infância na sua integralidade, além de ampliar o atendimento a famílias em vulnerabilidade social. Em Canoas, o programa mobiliza as Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Educação (SME) e atende 170 famílias.

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com esteve presente no evento, representada pela vice-diretora executiva Aline Hennemann, que aproveitou a oportunidade para conversar com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Canoas, Luisa Camargo, sobre como a temática da prematuridade está inserida neste contexto, em especial no que diz respeito à gestação na adolescência, que é um dos fatores de risco para o parto prematuro.

“O número de gestantes adolescentes é cada vez maior. Acho que através da ação do PIM/CF a gente pode concretizar essa política pública tão necessária dentro da saúde da mulher para fortalecer os vínculos, bem como para o trabalho de prevenção, evitando que essas famílias se fragilizem ainda mais. A nossa principal motivação foi a troca de experiências entre os municípios presentes, que possuem experiências ricas e podem conversar e articular entre si as ações que vêm desenvolvendo. Canoas busca fortalecer as estratégias de trabalho e os coordenadores, visitadores e GTMs com essa perspectiva de que esse trabalho é possível, apesar das dificuldades. E as práticas foram mostradas hoje neste encontro”, disse Luisa com exclusividade para a ONG Prematuridade.com.

Além de Canoas, estiveram presentes no evento, realizado no auditório Santhiago Dantas da UniRitter, representantes de Porto Alegre, Minas do Leão, Butiá, Tabaí, Novo Hamburgo, Campo Bom, São Sebastião do Caí, Riozinho, Esteio, Arroios dos Ratos, Cachoeirinha, Tapes e Taquara.

“Foi uma honra participar deste evento e conhecer um pouco mais sobre o lindo trabalho realizado pelos visitadores do PIM/CF, que estimulam a integração da família com seus filhos, melhorando a qualidade do tempo que os pais passam com as crianças. O trabalho destas equipes mostra que é possível realizar diagnósticos precoces e um acompanhamento próximo aos bebês que nascem prematuros e com outras necessidades. Canoas está de parabéns, bem como os demais municípios presentes neste evento”, declarou Aline Hennemann.

A ONG Prematuridade.com apoia todas as iniciativas de capacitação e políticas públicas voltadas à primeira infância e se coloca à disposição para colaborar sempre que solicitada.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se