• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Prevenção à prematuridade no Rio Grande do Sul ganha Frente Parlamentar

28/08/2019 O principal objetivo da bancada é diminuir a taxa de nascimentos prematuros no Estado.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a taxa estadual (de prematuros do total de nascidos em 2018 foi de 12,26%, maior do que a média nacional. Já os óbitos de prematuros em relação ao total de óbitos neonatais totalizam 58,75%, comprovando que a prematuridade é uma das principais causas de mortalidade infantil).

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Só no Brasil, 11,5% dos bebês nascem antes de 37 semanas de gestação. Somos o 10º país no ranking de nascimentos prematuros.

Neste sentido, no dia 04/09, às 18 horas, acontecerá o Ato de Lançamento da Frente Parlamentar da Prematuridade do Rio Grande do Sul, na Sala de Convergência Adão Preto – na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que acontece por meio de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com e o deputado Dr. Thiago Duarte.

A bancada gaúcha tem como prioridade a criação e o acompanhamento de políticas públicas que visem a prevenção do parto prematuro, a criação e execução de projetos voltados ao interesse dos bebês prematuros e suas famílias, tais como a ampliação de leitos neonatais, a extensão da licença-maternidade, a garantia do atendimento humanizado e de qualidade e o acompanhamento interdisciplinar após a alta hospitalar.

Em 2019, a ONG já conseguiu articular a manutenção da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade em Brasília - como uma bancada independente, voltada somente para esta pauta, garantindo que o tema continue recebendo a atenção que tanto merece em nosso país. Em junho deste ano houve ainda o lançamento e a 1ª reunião da Frente Parlamentar da Prematuridade de Porto Alegre, em parceria com o gabinete do vereador Mendes Ribeiro. A capital gaúcha apresenta alto índice de partos prematuros, com uma taxa de 12,26%, ficando acima da média nacional.

Por meio da parceria com o Poder Executivo e contando com a efetiva participação dos parlamentares gaúchos que apoiam a causa e de representantes da ONG, unidos nessa Frente Parlamentar, será possível criar um plano de trabalho com ações estratégicas que garantam a continuidade e a complementação das políticas estaduais de Saúde, sempre visando melhorias no cenário da prematuridade no Estado.
O evento é aberto à comunidade e contará com a presença de autoridades da área da Saúde do Estado, representantes de entidades de classe, gestores de instituições de saúde e de ensino, profissionais da área da neonatologia, além de pais e familiares de bebês prematuros.

Confirme sua presença em nosso evento no Facebook! 

SERVIÇO
O QUE: Ato de Lançamento da Frente Parlamentar da Prematuridade
QUANDO: 04 de setembro de 2019
HORÁRIO: 18 horas
ONDE: Sala de Convergência Adão Preto – Térreo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
ENDEREÇO: Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre - RS



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se