• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Porto Alegre na luta pelos bebês prematuros

24/06/2019 Convite prematuridade 2

Todo ano 1 milhão de bebês morre em decorrência da prematuridade. Ela é a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo. No Brasil, 11,5% dos bebês nascem antes de 37 semanas de gestação. Somos o 10º país no ranking de nascimentos prematuros.

Em Porto Alegre, de acordo com dados oficiais da Secretaria da Saúde do município, a taxa de prematuros do total de nascidos em 2018 foi de 12,26%, maior do que a média nacional. Já os óbitos de prematuros em relação ao total de óbitos neonatais totalizam 58,75%, comprovando que a prematuridade é uma das principais causas de mortalidade infantil.

A criação de novos projetos, bem como o acompanhamento de políticas públicas já existentes, voltadas ao interesse dos prematuros e suas famílias é fundamental para a diminuição de nascimentos pré-termo e a intensificação dos cuidados e intervenções específicas para o desenvolvimento saudável destes bebês.

Neste sentido, na próxima sexta-feira, dia 28/06, às 10h, haverá o lançamento e 1ª reunião da Frente Parlamentar da Prematuridade, na sala 301 da Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com e o gabinete do vereador Mendes Ribeiro.

Com a participação ativa de representantes da ONG será traçado o plano de trabalho com ações estratégicas para garantir que a temática continue recebendo a atenção que merece no município. A presença de mães, pais, familiares, profissionais da saúde e toda a comunidade que apoia a causa da prematuridade na sessão também será de extrema importância para mudar a realidade do nascimento prematuro no município e para que essas ações sirvam de modelo para outras localidades.

Além de famílias e profissionais ligados à ONG e à área de neonatologia na cidade, estarão presentes gestores e representantes de diversas Associações e Sociedades profissionais, hospitais e instituições ligadas à saúde.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se