• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Perguntas Frequentes sobre a COVID-19 e a saúde materna e neonatal

01/07/2020 Nota: Estas Perguntas Frequentes foram atualizadas pela última vez, pela EFCNI, em 01.05.2020.

A pandemia da COVID-19 atinge todos os países do mundo e estamos preocupados com os mais vulneráveis porque eles podem estar em maior risco. No entanto, de momento, não há razão para supor que os bebês, tanto a termo quanto prematuros, sejam o principal alvo deste vírus, o que é consideravelmente tranquilizador. (Leia mais acerca deste assunto numa entrevista com o professor Christoph Bührer).

Estas Perguntas Frequentes constituem indicações, mas não podem e não devem ser um substituto para discussões aprofundadas com o seu médico, enfermeiro ou parteira. Anote todas as perguntas que possa ter sobre os assuntos abordados nestas Perguntas Frequentes para que esses profissionais as respondam na sua próxima consulta.

Para obter informações abrangentes, válidas e atualizadas sobre a COVID-19, visite os sites das instituições de saúde nacionais, regionais ou locais do seu país ou o site da Organização Mundial de Saúde (OMS). O site da OMS fornece informações em vários idiomas.

Os procedimentos acerca de como lidar com a pandemia variam de país para país e até entre hospitais. Certifique-se de que se mantém informado acerca dos regulamentos que as instituições de saúde nacionais fornecem e mantenha contato próximo com a equipe de profissionais de saúde que lhe acompanha para saber como continuam a operar. Alguns deles podem oferecer apoio através de canais digitais.

Em momentos de distanciamento social, é normal sentir falta da interação com outros pais que estão na mesma situação que a sua. Sabia que existem organizações nacionais de pais em quase todos os países do mundo? Algumas organizações de pais oferecem webinars e organizam encontros on-line através de chat por vídeo ou troca de mensagens de texto. É aconselhável que entre em contato com eles. Aqui pode encontrar uma lista das organizações com as quais a EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn Infants (em inglês, EFCNI – Fundação Europeia para Cuidados de Apoio a Recém-Nascidos) trabalha, incluindo no Brasil.

As respostas a estas Perguntas Frequentes foram elaboradas pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn Infants e contaram com o gentil apoio do Prof. Christoph Bührer, Diretor Médico do Departamento de Neonatologia, Charité Berlin e do Dr. Dietmar Schlembach, Chefe do departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Clínica Vivantes Berlin-Neukölln. Foram traduzidas para o Português pelas associações de pais de bebês prematuros em Portugal e do Brasil e foram devidamente revistas e adaptadas ao contexto Brasileiro pela Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com).

Nota: Estas Perguntas Frequentes foram atualizadas pela última vez, pela EFCNI, em 01.05.2020.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se