• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Pais de bebês prematuros fazem homenagem a profissionais de saúde em Porto Alegre

25/11/2019 Funcionários do Hospital Moinhos de Vento receberam árvore de Natal decorada com fotos de crianças que passaram pela UTI neonatal nos últimos anos.

Em cada bolinha, uma história de superação. As fotos de 62 bebês prematuros que passaram pela UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), nos últimos anos, decoraram uma árvore de Natal preparada especialmente para profissionais de saúde e para famílias que devem passar as festas de fim de ano em pleno hospital.

Confeccionado por pais e mães de crianças que já receberam alta, o presente simboliza a gratidão e a empatia daqueles que, durante meses, frequentaram diariamente os corredores da UTI. É o caso da advogada Rúbia Hinke, 34 anos, e do empresário Guilherme Cunha, 36 anos, pais do pequeno Rafael, que nasceu em junho de 2018, com apenas 24 semanas de gestação.

– Foi difícil, ele precisou ser operado imediatamente. Era um caso de risco, e os médicos descobriram com muita agilidade – diz Rúbia.

Após quatro meses na UTI Neonatal e duas cirurgias, Rafael ganhou alta e pôde voltar para casa. Mas não por muito tempo: oito dias depois, o bebê apresentou complicações e precisou retornar ao hospital. Foram mais 12 dias, desta vez na UTI pediátrica, para que a família retornasse definitivamente ao conforto do lar.

– Queremos demonstrar nossa gratidão para a equipe. Recebemos cuidado, zelo, carinho. Gostaríamos que eles compreendessem a dimensão do trabalho que realizam – afirma Rúbia, que idealizou a homenagem deste sábado.

A iniciativa foi recebida com surpresa pela equipe do hospital. Ao som da música Trem Bala, tocada no piano pelo pai de um ex-paciente, cada setor recebeu uma bolinha de acrílico com mensagens de agradecimento: "O amor e o comprometimento de todos vocês opera milagres. Vocês fazem parte da nossa história". Para a chefe do Serviço de Neonatologia do hospital, Desirée Volkmer, foi emocionante rever as famílias:

– Estes pais iniciaram a trajetória familiar em uma UTI, alguns passaram por aqui há quatro ou cinco anos e vieram até de outros estados para nos homenagear. Veio do coração deles, foi espontâneo, uma surpresa linda.

Como símbolo de solidariedade a outras famílias que estejam passando pela mesma situação, o grupo de pais elaborou um livro de recordações, com fotos e nomes de bebês prematuros que passaram pelo hospital. A obra, doada à instituição, será disponibilizada a pais de crianças internadas na UTI.

Além disso, as 62 famílias que participaram da homenagem deste sábado lançaram um projeto de solidariedade a crianças carentes. Chamada Milagres do Amor, a iniciativa busca parcerias com empresas para a compra de kits com itens básicos a recém nascidos, que serão doados a crianças em situação de vulnerabilidade. Interessados em ajudar podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected]

Fonte: Gaúcha ZH (notícia original publicada em 23/11/19).
(Fotos: Omar Freitas / Agencia RBS)


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se