• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

ONG lança campanha "11 meses - 11 tópicos" que aborda os temas mais críticos da prematuridade

27/07/2019 O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre os principais temas relacionados ao nascimento prematuro no país.

A campanha “11 Meses - 11 Tópicos”, lançada em 2016, pela Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido (EFCNI), chega ao Brasil por meio de uma parceria entre a Fundação e a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com).

O objetivo da campanha, que acontece de fevereiro a dezembro, é a sensibilização da sociedade para a causa da prematuridade, por meio da comunicação on-line de tópicos relacionados à saúde dos bebês prematuros. Esses assuntos correspondem aos onze principais temas das "Normas Europeias de Cuidados para a Saúde do Recém-Nascido" (European Standards for Newborn Health), que equivalem aos assuntos mais críticos quando se fala em cuidados neonatais no nosso país também.

Todo mês, o tema correspondente é exposto pelo compartilhamento de posts e publicações relacionadas, notícias, entrevistas ou artigos escritos por convidados. O debate entre sociedade e especialistas é especialmente rico pois traz à tona assuntos de extrema importância quando se trata do cuidado aos prematuros e suas famílias, convergindo para o aperfeiçoamento de práticas e a criação de padrões de atendimento.

Confira os tópicos abordados a cada mês:

· Fevereiro: coleta de dados e documentação
· Março: parto e transporte neonatal
· Abril: follow up e seguimento do cuidado
· Maio: design da UTI Neonatal
· Junho: cuidados médicos e práticas clínicas
· Julho: ética e cuidados paliativos
· Agosto: nutrição
· Setembro: educação e capacitação
· Outubro: higiene e segurança do paciente
· Novembro: cuidados centrados na família
· Dezembro: procedimentos do cuidar

A intenção da campanha “11 Meses - 11 Tópicos” é conscientizar não só os profissionais de saúde, políticos e gestores da área da saúde, mas também a sociedade civil: pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros, que serão os maiores beneficiados com a disseminação dessa ação. Desta forma, será possível compartilhar informações importantes e exemplos de melhores práticas para aumentar a conscientização sobre a necessidade de padrões no cuidado aos prematuros e suas famílias.

Em 2019, a campanha entrou em seu quarto ano de existência. No site da EFCNI, você encontra todo material dos 11 tópicos em inglês para download, bem como recursos resumidos explicando cada um dos temas com os detalhes mais importantes, como os benefícios, os principais componentes, as etapas práticas, os grupos-alvo, entre outros.

A ONG Prematuridade.com encabeça essa importante iniciativa no Brasil. A ideia é encorajar os gestores e os profissionais de saúde a promoverem debates acerca dos temas de cada mês em suas instituições, com o objetivo de melhorar o atendimento.

A ONG ainda irá abordar cada um destes tópicos nas reuniões das Frentes Parlamentares municipais, estaduais e federal das quais participa e publicará em seu site mensalmente um texto, uma entrevista com especialista ou um artigo científico dedicado à temática o mês. Além disso, a Associação incluirá no mês de janeiro, que seria o 12º mês seguindo a lógica da campanha, o tópico "prevenção", tão importante no nosso país. "Não poderíamos deixar de falar em prevenção do parto prematuro, em planejamento familiar, em pré-natal adequado. Somos o 10º país com as maiores taxas de nascimentos prematuros. Quanto mais divulgarmos esses tópicos, mais informação chegam à população e com isso a chance de realizar grandes mudanças", comenta Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematuridade.com.

Fonte: Adaptado de EFCNI.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se