Todos os assuntos
- Aleitamento
- Blogosfera
- Causas que apoiamos
- Cuidado com o bebê
- Datas Comemorativas
- Dia Mundial da Prematuridade
- Educação em saúde
- Em casa com o prematuro
- Enfermagem
- Exames Médicos
- Família e Amigos
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Fóruns Interdisciplinares
- Futuro do Prematuro
- Gestação
- Gestação e Parto
- Histórias Reais
- Idade Gestacional
- Legislação
- Licença Maternidade
- Mãe de Prematuro
- Método Canguru
- Na UTI Neonatal
- Notícias - Brasil
- Notícias - Internacional
- Nutrição
- Outros
- Pai de Prematuro
- Palavra do Especialista
- Palivizumabe
- Parto Prematuro
- Pensamentos
- Prematuridade.com
- Psicologia
- Saúde do Prematuro
- Sem categoria
- Vacina Palivizumabe
- Vacinas
- Vídeos
Nutrição na infância - Entenda a interação e o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo
02/07/2011
"A combinação dos alimentos na dieta da criança pode exercer importante impacto na utilização dos nutrientes dos alimentos presentes. Esse fato refere-se a biodisponibilidade dos alimentos, ou seja, a quantidade de nutrientes absorvidas e verdadeiramente utilizadas pelo organismo.
A passagem do alimento pelo trato digestório pode provocar interações entre substâncias ou entre os próprios nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a sua utilização. Esses fatores são muito importantes e devem ser levados em consideração, uma vez que a combinação entre os alimentos pode influenciar a biodisponibilidade de nutrientes essenciais para a saúde.
Na infância temos situações clássicas de interações positivas e negativas entre os nutrientes. Um exemplo de baixa biodisponibilidade está relacionado com um alimento muito consumido na infância: o leite. Este, que é uma importante fonte de cálcio, quando consumido junto ou próximo à ingestão de alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verdes e feijões), provoca diminuição da utilização do ferro. Como resultado, a criança pode ter uma diminuição importante na absorção do ferro, o que em situações crônicas pode levar à anemia. Isso indica que essas duas fontes não serem consumidas juntas freqüentemente e, portanto, as refeições como almoço ou jantar, que apresentam alimentos ricos em ferro (carnes, feijões e vegetais verdes), não devem apresentar leite e derivados com freqüência.
No entanto existem também as combinações positivas referentes à mistura de alimentos. O consumo de alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola), juntamente com alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verdes, beterraba e feijões), melhora muito a absorção desse mineral. Por isso, essa mistura é benéfica para o organismo, podendo atuar positivamente na prevenção e até mesmo tratamento da anemia."
Aí vão alguns exemplos dos diferentes tipos de interações:
INTERAÇÕES NEGATIVAS | INTERAÇÕES POSITIVAS |
Alimentos fontes de Vitamina C diminuem a absorção do cálcio dos alimentos. | Alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate), se consumidos juntos com fontes de selênio (aves, grãos integrais, cebola, alho) e ferro, melhoram a absorção desses minerais. |
Alimentos fontes de zinco (carne, iogurte), ferro ou cálcio, se consumidos juntos com fontes de fosfatos (vegetais verdes-escuro), formam compostos insolúveis de baixa absorção. | A frutose, que é o açúcar contidos nas frutas, tem o poder de melhorar a absorção do ferro. |
Os taninos, substâncias presentes nos chás (mate e preto) e água tônica, diminuem a bionisponibilidade das proteínas, do ferro, zinco e cobre (fígado, nozes, ameixa). | O açúcar do leite (lactose), melhora a absorção do cálcio. |
Ovo: O ferro existente no ovo possui uma baixa biodisponibilidade, pois substâncias presentes no próprio ovo (quelantes), formam com o ferro compostos insolúveis que não são absorvidos. | A gordura contida nos alimentos (carnes, óleos, manteigas) melhora a absorção do ferro e das vitaminas A e D.
|
Fonte: www.rgnutri.com.br
Tem um bebê
prematuro?
Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG
parceiros
Associados Contribuintes
