• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Novidade na pandemia: como funciona a telemedicina?

12/09/2020 A telemedicina é o uso da tecnologia para a realização de atendimento médico à distância.

Humanização do Cuidado

A telemedicina é o uso da tecnologia para a realização de atendimento médico à distância. Conforme resolução do Conselho Federal de Medicina e Portaria do Ministério da Saúde, divulgadas em março de 2020, a tele consulta está autorizada em caráter de excepcionalidade enquanto durar a pandemia COVID-19.

E como funciona? Após uma conversa e avaliação das demandas do paciente, a consulta é agendada, mas, muitas vezes, neste momento se identifica a necessidade de consulta presencial, sendo a mesma indicada.

É possível agendar consulta pediátrica pré-natal, acompanhamento do desenvolvimento do bebê, orientação alimentar, orientação sobre o ritmo de sono e até mesmo conversar sobre alguns sintomas que possam estar manifestando. Para os recém nascidos, a consulta será em consultório com todas as precauções necessárias para um atendimento seguro, ou no domicílio, quando seu pediatra atende nessa modalidade.

A telemedicina é uma ferramenta que auxilia no vínculo do profissional com seus pacientes, pois em momentos como esse que estamos vivendo, será muito útil para diminuir a distância e as angústias de quem precisa de informação e orientação. É um atendimento com empatia, atenção e acolhimento para que você tenha suas dúvidas esclarecidas e suporte em tempo real. Para nós, profissionais de saúde, é uma oportunidade de estarmos perto e assistirmos os nossos pacientes.

Pessoalmente, acho que novos tempos trazem novas necessidades, que é tempo de nos reinventarmos, sem perder a essência da relação médico-paciente.

por Dra. Desirée Volkmer, pediatra, neonatologista e membro do nosso Conselho Científico



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se