• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Me Two realiza o 1º Workshop Nacional sobre Gêmeos & Múltiplos

14/04/2019 Aline Hennemann, vice-diretora executiva da ONG Prematuridade.com, com as filhas Lua e Brisa.

O Workshop Nacional sobre Gêmeos e Múltiplos Me Two, primeiro evento nacional totalmente dedicado ao tema de gêmeos e múltiplos, aconteceu no dia 6 de abril, em Gramado (RS), e a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) teve a honra de acompanhar de perto! O encontro foi especial: acolheu, abraçou e provocou uma intensa troca real entre os participantes. Além disso, contou com conteúdos relevantes como a gestação de múltiplos, amamentação e sono dos bebês. Tudo isso em um formato inovador que convida os participantes para vivenciarem conexões e aprendizagem sobre diversos assuntos com palestrantes e mediadoras de diferentes especialidades, e, para finalizar, um happy hour de confraternização.

Para Aline Hennemann, vice-diretora executiva da ONG, "o evento foi não apenas efetivo em termos de orientações que foram passadas para os familiares de gemelares e múltiplos, mas também muito afetivo. Me chamou atenção tudo ser sido preparado de maneira personalizada. Já na chegada o participante recebe o carinho de ver os filhos estampados nos crachás, foi um diferencial!".

Como o nome sugere, as palestras foram em torno das temáticas aos cuidados dos gêmeos e múltiplos, bem como questões de comportamentos, relacionamento com outras crianças e até entre os gêmeos em si, por exemplo. A abordagem foi feita de forma muito inteligente e interessante, com palestrantes de alto níve. Aline destaca a palestra da Dra. Rosa Moll, que trouxe as questões relacionadas durante a gestação e também após a gravidez, quando os bebês precisam de uma hospitalização por nascerem prematuros e também após a alta, pensando em preparar a família para os cuidados, e, principalmente, tendo junto uma rede de apoio voltada às mães desses dois ou mais bebês que chegaram. A médica também comentou sobre a importância da consulta com um pediatra durante o pré-natal: "penso que foi fundamental para orientar e realmente trazer isso como recomendação, porque pode diminuir de forma muito significa os danos não só para a criança mas também a ansiedade da família para esse nascimento de gêmeos e múltiplos", afirma Aline. Outro assunto levantado foi a licença-maternidade de gêmeos e múltiplos, que muitas vezes permanecem na UTI Neonatal, pois a gestação múltipla é um fator de risco para a prematuridade. Discutido entre os presentes, Aline lembra a importância dessa extensão, que vem sendo trabalhada desde 2011 para atingir o objetivo de que as mães tenham essa garantia após a alta do bebê da UTI: "salientamos que podemos realizar um trabalho em conjunto para alcançar esse objetivo em comum entre nós e a Me Two".

O lindo encontro foi fechado com chave de ouro com uma dinâmica de workcafé com várias temáticas abordadas em diferentes contextos, com expertises e mães de prematuros, gêmeos e múltiplos. Ao final, foi montado um belo quebra cabeça, onde as informações escritas durante a dinâmica foram trazidas. Para coroar esse momento, os gêmeos presentes realizaram suas artes e puderam fechar esse quebra-cabeça. Para finalizar, a vice-diretora afirma que "realmente foi um evento ímpar! Parabéns aos organizadores, estamos juntos para apoiar e divulgar o próximo evento". 

(Fotos: Melisa Boz Fotografia/Me Two)



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se