• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Guias de Promoção da Saúde Oral Materno-Infantil

17/08/2020 Confira o Guia Saúde Oral Materno-Infantil 2020.

Em uma proposta terapêutica transdisciplinar ressalta-se a importância da integração do odontopediatra na equipe multiprofissional neonatal e no monitoramento ao longo da infância, visando incentivar e promover a saúde oral com o adequado crescimento e desenvolvimento orofacial aos nascidos prematuros. Deve-se incluir desde cedo nesta estratégia ações de aconselhamento educativo para prevenir a cárie dentária (doença no dente), a doença periodontal (gengiva e os tecidos que suportam o dente), a erosão dentária (desgaste do dente), as alterações da oclusão dentária (fechamento da boca), alterações na relação entre os maxilares (face) e dos traumatismos orofaciais (acidentes na boca e face), acrescido as informações sobre as repercussões dos hábitos orais deletérios, dos alimentares e de higiene oral na saúde e crescimento infantil.

Histórico dos Guias de Saúde Oral Materno-infantil

A Global Child Dental Fund é uma entidade filantrópica com sede na Universidade King's College London, em Londres, integrada por renomados professores e clínicos com objetivo de promover a saúde oral em vários países, em especial os mais carentes de acesso ao atendimento odontológico, com ações que oferecem assistência e educação em saúde oral direta, desenvolvendo lideranças odontológica ou aumentando a responsabilidade social.

Em 2015, a equipe da Global Child Dental Fund, formada pela Profa. Dra. Dóris Rocha Ruiz, Profa. Dra. Sônia Groisman, Profª. Valerie Wordley e Prof. Dr. Raman Bedi, desenvolveu três Guias de Saúde Oral para Gestantes, Bebês e Crianças, idealizados especialmente para ajudar os pais a cuidarem da saúde oral dos seus filhos desde a gestação e prosseguindo ao longo de toda a infância. Estes guias estão disponíveis no site da entidade com versões em diversos idiomas.

Em 2017, estes quatro autores dos Guias em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através da sua presidente, Profa. Dra. Luciana R. Silva, e do Diretor Científico, Prof. Dr. Dirceu Solé, revisaram e adaptaram os três guias e desenvolveram uma nova versão chamada de Guia de Saúde Oral Materno-infantil.

Em 2020, esta equipe de professores realizou uma nova revisão para a Sociedade Brasileira de Pediatria e desenvolveu uma versão específica para Portugal, revisada pelo professor Titular da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, Prof. Dr. David José Casimiro de Andrade e a Profa. Dra. Cristina Areias, que pode ser confirada na íntegra aqui.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se