• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Frente Parlamentar da Prematuridade é lançada em Porto Alegre

28/06/2019 Frente Parlamentar da Prematuridade

Na manhã dessa sexta-feira, aconteceu o lançamento e a 1ª reunião da Frente Parlamentar da Prematuridade, na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), por meio de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com e o gabinete do vereador Mendes Ribeiro.

O objetivo da Frente Parlamentar da Prematuridade de Porto Alegre é diminuir os indicadores relacionados à prematuridade na cidade e região, já que eles estão acima da média mundial, nacional e até estadual, além de melhorar a vida dos bebês prematuros e suas famílias através da intensificação dos cuidados e da sensibilização sobre o tema.

Em todo o mundo, a prevalência de nascimentos prematuros gira em torno de 10%. Enquanto no Brasil os indicadores apontam 11,5%, no estado do Rio Grande do Sul são em torno de 12,1% e na capital gaúcha de 12,6%.

Com a mesa presidida pelo vereador Mendes Ribeiro, o evento contou com a presença da fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Leão Suguitani, bem como da vice-diretora executiva da ONG, Aline Carla Hennemann, do presidente e do diretor do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade e Mauro Sparta, respectivamente, da chefe de Enfermagem da UTI Neonatal do HMIPV, Ana Claudia Casaroli, da professora da UFCSPA, Mariana González, da diretora do SIMERS, Dra. Betuza Kramer, da representante da SERGS, Erica Oss, do representante da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Germano Mostardeiro Bonow, da representante da deputada Franciane Bayer, Eliana Bayer, do representante da SBEGG, Rodrigo Araújo, do representante da Santa Casa, Marco Antônio Figueiredo Reichelt, da médica, Ester Luza Pivatto Louzada, da psicóloga, Alessia Carpes e da farmacêutica bioquímica, Michele Pavan. Na ocasião, todos assumiram o compromisso de unir forças para lutar pela causa dos prematuros e suas famílias e aproveitaram para apoiar a campanha “Tampinhas da Prematuridade”, que visa arrecadar a verba proveniente da venda das tampas plásticas coletadas para ajudar as famílias de bebês prematuros.

“A vida da gente é motivada por causas e essa me sensibilizou para que a gente possa trabalhar e fazer políticas públicas, que são essenciais para melhorar esses índices. A prematuridade atinge um número muito grande de pessoas, famílias e a saúde pública como um todo. Com trabalho, prevenção, cuidados e atenção, reduziremos esses números e melhoraremos a vida das pessoas”, declarou o vereador Mendes Ribeiro durante o evento.

“Estamos aqui para convidar os parlamentares a entrarem nessa luta com a gente e mudar esses números de Porto Alegre, tornando a nossa cidade pioneira na redução desses indicadores e fazendo com que fiquemos marcados como a Frente Parlamentar que realmente fez a diferença para o nosso município, a nossa cidade. Apesar da ONG atuar em âmbito nacional, nós nascemos aqui, somos de Porto Alegre e pra nós é uma alegria muito grande poder estar fazendo esse trabalho aqui hoje”, disse Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematuridade.com.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se