• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Encontro internacional sobre prematuridade reúne representantes de 22 países

09/12/2019 Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, aconteceu o 5º Simpósio para Prematuros (5th Global Summit for Preemies) na cidade de Vilnius, capital da Lituânia.

Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, aconteceu o 5º Simpósio para Prematuros (5th Global Summit for Preemies) na cidade de Vilnius, capital da Lituânia. Denise Suguitani, diretora da ONG Prematuridade.com participou do evento, representando o Brasil dentre organizações de pais e sociedades profissionais de 22 países.

Os temas abordados no simpósio foram principalmente a implementação de padrões de cuidado para os prematuros, higiene e segurança do paciente, envolvimento da família na UTI Neonatal e o cuidado continuado pós-alta.

Todas as discussões foram muito ricas, e, embora a realidade neonatal europeia predominasse nas falas, mesmo nesse continente, onde há países mais ricos e desenvolvidos que outros, a qualidade do atendimento pode ser muito discrepante; o hospital onde o bebê prematuro nasce pode fazer toda a diferença para seu atendimento e prognóstico. Ainda há hospitais que restringem a entrada dos pais a 2 períodos de 20 minutos por dia, como na Hungria, por exemplo. Esse cenário vem mudando, com discussões científicas mais intensas e, o mais importante, com a participação das famílias e a inclusão da voz das organizações de pais e familiares incluídas de maneira sólida nesse processo.

No segundo dia do evento, os representantes das organizações de pais e familiares de diversos países, como Brasil, Bulgária, República Tcheca, França, Ucrânia, Estônia, Alemanha e Hungria, participaram de uma conferência no Parlamento Lituano, para a entrega oficial do "European Standards for the Care of Newborn Infants", um documento que visa padronizar e equalizar o atendimento aos prematuros em toda Europa. Um momento importante para a causa da prematuridade não apenas na Lituânia, mas em toda a Europa e em todo o mundo. Cada passo dado em qualquer lugar deve ser comemorado por quem apoia a causa. Somos todos um!

Nesse mesmo dia, os participantes do evento visitaram a UTI Neonatal do hospital central de Vilnius, e puderam entender como funciona o atendimento às famílias nesse local, que possui quartos especiais de cuidados intermediários, onde pai e mãe podem permanecer 24h com seus pequenos, com total conforto e privacidade.

Mesmo em um país com baixos índices de prematuridade (em torno de 7%), a Lituânia tem se destacado entre os países onde a prevenção do parto prematuro e o atendimento aos bebês e suas famílias têm sofrido melhorias significativas, principalmente no que tange práticas que fortalecem o vínculo mãe-bebê, como o alojamento conjunto, estímulo ao aleitamento e contato pele a pele, e no seguimento do cuidado (follow up).

O evento foi, sem dúvida, um grande sucesso. Parabéns aos organizadores: a Associação Lituana de Bebês Prematuros (Neisnesiotukas) na pessoa de Asta Radzevičienė, à Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos (EFCNI) na pessoa de Silke Mader, à Sociedade Lituana de Neonatologia na pessoa da Professora Rasa Tamelienė e ao patrocinador do evento, Abbvie, além dos brilhantes palestrantes, que enriqueceram as mentes de todos com excelentes conteúdos e inspiraram com seu empenho em fazer cada vez mais e melhor pelos prematuros.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se