• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Dormir mal na gravidez aumenta risco de parto prematuro

08/11/2011


     Acredito que são raras as mulheres que têm noites de sono ininterruptas durante a gravidez. Eu, pelo menos, não dormi 100% bem durante as gestações, pois volta e meia acordava para ir ao banheiro ou ficava desconfortável por causa do barrigão. Será que eu estava em risco maior para parto prematuro?
     Bom, como na matéria eles não citam o que é dormir mal (ou dormir bem), fui até o artigo original. Infelizmente, no resumo da publicação eles também não relatam o que é considerado "dormir mal" e o acesso ao texto, na íntegra, é pago.
     Mas ok, vale seguir a recomendação de conversar com o obstetra, durante o pré-natal, sobre a qualidade do seu sono!

       
      O Estadão - 01/11/11




http://www.thepregnancyzone.com/

     "Um estudo publicado no periódico científico Sleep mostra um risco significativo de parto prematuro em mulheres que relataram sono interrompido durante o primeiro e o terceiro trimestres.
     "O achado aumenta as evidências de que má qualidade de sono é um importante fator de risco", diz uma das autoras, Michele Okun, professora da University of Pittsburgh.
     "Provavelmente isso ocorre na presença de outros fatores de risco, mas o sono pode ser avaliado facilmente durante as consultas do pré-natal. E avaliando a qualidade do sono pode ser possível detectar esse risco quando ainda há tempo para intervenções. Os dados sugerem que modificações no comportamento podem levar a benefício", diz Okun.
     Para os autores, a má qualidade do sono pode iniciar uma inflamação, possivelmente ativando processos associados à prematuridade. A interrupção do sono pode estar associada também ao estresse, conhecido por sua relação com inflamação.
     A qualidade do sono no segundo trimestre de gestação não foi correlacionada com o aumento do risco de parto prematuro. Os autores dizem que nesse período o sono frequentemente melhora, ainda que não se saiba bem o porquê."


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dormir-mal-pode-aumentar-risco-de-parto-prematuro,793395,0.htm


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se