• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Dicas para uma boa noite de sono

26/06/2011


     Uma boa noite de sono é fundamental para que o bebê possa relaxar e recuperar as energias necessárias para mais um dia de atividades. Durante o sono ele vai assimilar todas as experiências vivenciadas, facilitando o aprendizado e a memorização dos acontecimentos mais importantes. É também durante o sono que o bebê vai produzir hormônios essenciais para seu desenvolvimento, como o hormônio do crescimento.



     Bebês que nasceram um pouco antes da hora levam mais tempo para sincronizar o relógio biológico do sono. Ao invés de dormir a noite toda aos 6 meses de vida, o bebê prematuro tende a iniciar o processo aos 8 meses. Por isso, leve em consideração esse intervalo. O sono é tão importante que a maioria das UTI's neonatal trabalha na penumbra depois das 20h, manipulando os bebês o menos possível nesse período.

     Para o bebê dormir com tranquilidade é preciso sinalizar que a noite está chegando e que é hora de dormir. Aqui vão algumas dicas para ajudar seu bebê a ter uma boa noite de sono:


1. Rotina: crie uma rotina diária. Você pode brincar, em seguida dar um banho morno bem relaxante, oferecer o jantar e colocá-lo para dormir.

2. Ambiente: o quarto do bebê deve ser silencioso, tranquilo e com pouca iluminação. Evite colocá-lo para dormir no quarto dos pais, pois esse hábito é difícil de ser revertido.

3. Conforto: certifique-se que o bebê está bem agasalhado, com a fralda limpa, seca e sem apertá-lo.

4. Berço: coloque o nenêm para adormecer diretamente no berço. Evite artifícios como embalá-lo no colo, dar a mama ou ligar a televisão.

5. Transmita segurança e tranquilidade: fique ao lado do berço lendo uma historinha infantil ou cantando uma canção de ninar, faça carícias suavemente.

6. Objeto de transição: pode ser um bicho de pelúcia, uma boneca, um travesseiro ou uma fralda. A criança cria afeto por este objeto se sentindo segura no momento de dormir.

7. Evite retirar o bebê do berço: não ignore o choro do seu bebê, ele pode ter se assutado durante o sono e precisará de você por perto para acalmá-lo. Fique ao seu lado acariciando-o e repetindo as mesmas cantigas de ninar com o tom de voz bem baixinho, mas não retire do berço, pois ele vai associar que com choro consegue ir para o seu colo e isso se tornará um hábito mais frequente a cada dia.





Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3617-15161,00.html / http://www.conhecendoseubebe.com.br/dicas/como-colocar-o-bebe-para-dormir.html





  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se