• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Cadeirinhas especiais para segurança de bebês prematuros

16/06/2019 Confira as soluções para quem precisa trafegar com bebês de baixo peso. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em tempos de polêmicas sobre a não obrigatoriedade do uso cadeirinhas de retenção no transporte de crianças em automóveis, a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com reforça veementemente a importância da utilização de todos os procedimentos de segurança no transporte de crianças de todas as idades. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso das cadeirinhas infantis reduz em até 60% o número de mortes em crianças e adolescentes com até 15 anos de idade em acidentes de trânsito, conforme divulgado nessa matéria da Folha de São Paulo.

No caso dos prematuros, a ONG Prematuridade.com aplaude a iniciativa da TV Globo em levar ao ar o quadro “Como levar os bebês prematuros no carro”, que foi um dos destaques do programa Auto Esporte, da TV Globo, em matéria exibida na manhã do dia 16/06/2019. Além de todos os cuidados que os bebês prematuros demandam no dia a dia, a preocupação também se estende para o tipo de cadeirinha para transporte nos automóveis, já que esses bebês estão abaixo do peso e altura recomendados pelos fabricantes.

São poucos os modelos de bebê conforto no mercado que atendem aos prematuros. No Brasil, apenas um modelo é comercializado com acolchoado especial, que diminui o espaço para os bebês de baixo peso, impedindo que fiquem “soltos” e o acessório pode ser removido quando as crianças crescem.

A cadeirinha ideal para prematuros deve ter as tiras superiores saindo logo atrás dos ombros dos bebês, além das tiras laterais que ajudam a limitar o deslocamento, mantendo um ângulo de 45º, mas o mais seguro seria que a cadeirinha trouxesse um cinto de cinco pontos e fixação no banco do carro com os três pontos. Um acessório conhecido como “gravatinha”, que vem se tornando um dispositivo universal, integrado ao modelo de cadeirinha com acolchoado especial, seria a solução perfeita para os pequenos. Para reforçar a segurança dos prematuros no transporte em automóveis, é altamente recomendável que que um adulto acompanhe o bebê no banco de trás para qualquer necessidade.

Enquanto o produto nota 10 não chega ao mercado, é importante lembrar que os especialistas não recomendam improvisos, como rolinhos de fralda ou cueiros. A dica é não incluir nenhum outro acessório na cadeirinha a não ser o equipamento comercializado pelo fabricante.

Seguindo todas as medidas de segurança, será possível criar um ambiente seguro e rodeado de atenção para os pais e para nossos pequenos guerreiros!



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se