• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Natal é tempo de vida

Muitos pais estarão privados do convívio das suas famílias, pois estarão ao lado de seus bebês na UTI Neonatal, lutando pela vida, pela recuperação ou planejando a alta para casa.

Natal é tempo de vida, de nascimento, de boas novas.

Após todos esses anos trabalhando na UTI Neonatal, sei que viver estas datas especiais dentro do hospital nos traz emoções diversas que nos fazem refletir sobre o verdadeiro significado das mesmas.

Muitos pais estarão privados do convívio das suas famílias, pois estarão ao lado de seus bebês na UTI Neonatal, lutando pela vida, pela recuperação ou planejando a alta para casa.

No período do Natal, existem muitos símbolos, valores e crenças que nos mobilizam e relembram que o Este é um tempo de Amor e de Partilha, que nos recordam a divindade do menino que nasceu, um presente que nos reúne em torno de uma felicidade única. É por isso que preparamos a unidade para essa data festiva, mostrando que é época de renovar esperanças, de trazer a Alegria para perto de todos nós.

Como profissionais de saúde e como pessoas, aprendemos a enxergar estes dias tão especiais por outro prisma. Temos o privilégio de vivenciar emoções partilhadas com quem passou a fazer parte do "nosso" mundo e trazer um pouco de conforto e alegria a essas famílias. Todas essas experiências nos fazem crescer.

Compartilho parte da mensagem do Pe Fábio de Melo: "É por isso que neste Natal eu não quero muita coisa. Quero apenas o direito de recolher o pequenino menino na manjedoura... Quero acolhê-lo nos braços, cantar-lhe canções de ninar, afagar-lhe os cabelos, apertar-lhe as bochechas, trocar-lhe as fraldas para que não tenha assaduras e dizer nos seus ouvidos que ele é a razão que me faz acreditar que a noite poderá ser verdadeiramente feliz". 

Desejo a todas as famílias que possam celebrar o verdadeiro significado desta data, com muita esperança na maior força do mundo: o AMOR!

Um Feliz e Abençoado Natal!

por Desirée de Freitas Valle Volkmer, médica, chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS) e membro do Conselho Científico da ONG Prematuridade.com



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se