• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Bebês prematuros recebem doação de fraldas especiais

Luciane Gomes, do Almoxarifado Central, o diretor Geral da SCMS, Klebson Soares, o diretor técnico Dr Sávio Arcanjo e a coordenadora da UTI Neonatal, Renides Brasil, com as doações recebidas.

Bebês prematuros extremos demandam cuidados especiais nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) neonatais. Uma das necessidades dessa assistência especializada são as fraldas descartáveis em tamanho apropriado para esses pequenos guerreiros.

Atenta a essa necessidade e sempre buscando parcerias com propósito social, a Huggies, marca da multinacional americana Kimberly-Clark, em parceria com a influenciadora digital Jade Seba e com a Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), doaram pacotes de fraldas e lenços umedecidos para duas UTI’s Neonatais públicas do país na última sexta, 24 de maio. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Ceará, recebeu 2.400 pacotes de fraldas especiais para prematuros e 1.600 pacotes de lenços umedecidos. Já o Hospital São Paulo, na capital paulista, recebeu mais de 300 pacotes de fraldas especiais para os pequenos. As fraldas doadas foram destinadas a bebês com peso abaixo de 2,2 kg.

Segundo a coordenadora da UTI Neonatal da SCMS, Renides Brasil, a doação recebida dará mais conforto aos prematuros e atenderá a necessidade de fraldas da unidade por quase um mês. A demanda mensal chega a ser de 7 mil fraldas para atender a todos os bebês da Santa Casa. O valor em dinheiro das doações é de R$ 47.833,58, fator de grande economia para o Hospital.

A fralda certa para cada bebê

A história da publicitária Mariana Vasconcelos de 38 anos e sua filha Maria Luiza mostram como é importante que o prematuro tenha fraldas adequadas ao seu tamanho. Malu nasceu com 27 semanas e 595g, mas chegou a pesar 380g. Foram três meses de internação na UTI neonatal até ela estar pronta para ir para casa. “Nunca vou esquecer do primeiro dia com a Malu na UTI, quando vi outras mães no corredor do hospital cortando fraldas. Depois entendemos que aquele ritual também faria parte da nossa rotina. As fraldas de recém-nascidos eram enormes e, por isso, tínhamos que cortar pela metade, na frente e atrás, e fechar com micropore. Gustavo, meu marido, se especializou nisso e sempre deixava a gaveta da Malu cheia de fraldas adaptadas.

Nunca vou esquecer também do dia em que a Luciana, outra mãe, chegou para ver seu prematurinho e, por não ter fraldas cortadas na gaveta, uma enfermeira colocou a fralda inteira (de recém-nascido), que quase cobriram todo o Antônio! Ela ficou arrasada... Antes de mergulhar no mundo dos prematuros, nem imaginava que essa seria uma dificuldade. Fiquei muito emocionada quando vi a primeira fralda para prematuros e mais feliz ainda em saber que elas estão chegando para os prematurinhos”.

ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve uma série de ações em prol dos direitos e do bem-estar dos bebês prematuros e suas famílias no Brasil. A ONG é sediada em Porto Alegre (RS), com representantes e voluntários em núcleos espalhados por todo o Brasil.

A cidade de Sobral passou a contar com um núcleo da ONG a partir da participação da coordenadora da UTI Neonatal da SCMS, Renides Brasil. A enfermeira com pós-graduação em Neonatologia atua há 15 anos na área e é também preceptora da Residência Multiprofissional em Neonatologia e coordenadora do Grupo de Sobral da Estratégia Qualineo, do Ministério da Saúde brasileiro.

De acordo com Denise Suguitani, fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, a doação foi fruto de uma corrente do bem. A pedido da Huggies, e na ocasião do chá de fraldas da influenciadora digital Jade Seba, a Associação indicou esses dois hospitais para receber as doações. “Sabemos da dificuldade das famílias e das instituições em adquirir produtos no tamanho adequado para os prematuros. Essas fraldinhas especiais são nitidamente mais confortáveis para os pequenos e acabam sendo mais eficientes em sua finalidade. Irão beneficiar dezenas de famílias e isso é motivo de comemoração para nossa Associação”, comenta Denise.

Na mesma semana em que as doações aconteceram, a influencer Jade Seba deu à luz Zion, seu primeiro filho, no último dia 23, de parto natural. Zion nasceu com 50 cm e 3,530kg na maternidade Perinatal, no Rio de Janeiro.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se