• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

12 ideias para se engajar no Novembro Roxo

17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade!

O Novembro Roxo está chegando!
17 de novembro é o #DiaMundialdaPrematuridade

É hora de compartilhar informação e sensibilizar a todos para a causa dos bebês prematuros.

Confira 12 ideias para engajar sua família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho nessa campanha:

1. Coleta de doações para UTIs Neonatais
Itens de higiene como fraldas, lenços umedecidos e pomadas são sempre bem-vindos pelas famílias de recém-nascidos carentes. Então que tal juntar algumas doações em sua empresa e levar para uma UTI Neonatal pública de sua cidade?

2. Distribuição de material informativo
A ONG disponibiliza materiais informativos sobre prematuridade para download gratuito. Já pensou em enviar aos seus colegas de trabalho ou deixar na caixa de correio dos seus vizinhos? Nosso flyer do Dia Mundial da Prematuridade traz dados de prematuridade que podem ajudar a esclarecer o porquê esse tema precisa ser trazido à tona. Todo ano, 1 milhão de bebês morrem em decorrência do parto prematuro no mundo.

3. Email / comunicado interno
Converse com o seu gestor para enviar aos colaboradores da sua empresa, ou peça para seu síndico disparar um email falando sobre a data, sugerimos o seguinte:
Título: "O Novembro é Roxo pelos bebês prematuros!"
Corpo do email: "O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. E o Brasil é o 10° país no ranking de prematuridade. Com informação e sensibilização podemos mudar esse cenário! E, para isso, contamos com você. Novembro é o mês internacional de sensibilização para a causa dos bebês prematuros e o dia 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade. Vista-se de roxo no dia 17 e compartilhe suas fotos nas redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade e #NovembroRoxo"

4. Decoração para o #NovembroRoxo
Decore sua casa, seu prédio, o refeitório da sua empresa. Tudo é válido! Balões, cataventos, fitas. O importante é o roxo estar presente!

5. Fitinha roxa durante o mês de novembro
Sabe aquelas fitinhas mimosas presas por uma joaninha no blaser ou camiseta? Que máximo seria se todos usassem esse símbolo do Novembro Roxo preso à roupa durante todo o mês, para lembrar a causa dos bebês prematuros!

6. Vestindo roxo no dia 17
Dia 17 de novembro é o nosso grande dia! Dia de mobilizar o mundo on e off-line para falar de prematuridade e parto prematuro. E vestir roxo nesse dia é uma demonstração de apoio à causa! Pais, familiares, cuidadores de prematuros e simpatizantes: vistam-se de roxo no dia 17 e compartilhe suas fotos nas redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade e #NovembroRoxo"

7. Engajamento nas redes sociais
Além de compartilhar suas fotos e de sua família e amigos usando roxo, ajude a dar mais força para o tópico compartilhando os posts da ONG. Nosso site: www.prematuridade.com e nossos perfis nas redes sociais são @prematuridadepontocom no Instagram e Facebook.com/Prematuridade.

8. Café-da-manhã educativo
Uma outra sugestão seria organizar um café-da-manhã para seus colegas e amigos, e, nesse momento, apresentar dados sobre prematuridade, seja através de slides (que disponibilizamos aqui) ou através de vídeos, como esses.

9. História real de prematuridade
Quase todo mundo conhece alguém que conhece alguém que teve um bebê prematuro, certo? A prematuridade está presente em 1 a cada 10 nascimentos! Então que tal convidar um pai ou uma mãe que tenha passado por essa experiência para contar sua história de prematuridade? Histórias reais sensibilizam muito mais do que simples dados e números!

10. Cartilha "Cuidados com o Prematuro"
Conhece alguém que tem um bebê prematuro? Certamente essa família irá gostar da cartilha educativa "Cuidados com o Bebê Prematuro – orientações para as famílias", que fala de todos os cuidados diários do bebê após a alta: alimentação, troca de fraldas, banho, cuidados especiais, entre outros. Disponível para download no nosso site.

11. Palestra sobre prematuridade
Chame a ONG Prematuridade.com para falar sobre prematuridade na sua empresa, escola, hospital, universidade, vizinhança! Mande um email para [email protected]

12. Iluminação de prédios com a cor roxa
Empire State, em Nova Iorque. Niagara Fallas, no Canadá. Portão de Brandemburgo, na Alemanha. Esses e milhares de outros marcos, monumentos e prédios históricos em todo o mundo são iluminados de roxo em alusão à prematuridade durante o Novembro Roxo. Nós, 10º país no ranking de prematuridade, precisamos que iluminar cada cantinho do país, para levantar mais debates sobre esse tema. Tem o contato de alguém que possa ajudar nessa iniciativa? Juntos podemos pintar o país de roxo!

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para lembrar o mês da prematuridade. Se você tem outras ideias, coloque-as em prática! E compartilhe conosco! Vamos adorar divulgar suas ações em prol da causa! Nós, como porta-vozes de milhares de famílias de prematuros do Brasil, agradecemos de coração.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se