15 de Fevereiro de 2013

Nicolas, o milagre da vida


Obrigada, queridos Beth e Tapari, pela história do Nicolas. Que ele continue sempre muito saudável! Beijos em todos.

"Depois de 13 anos tive a alegria de ter mais um filho. No início da gravidez tive ameaça de aborto e por isso acabei tomando remédios e repousando. Passado esse período, tudo estava bem. E, em uma viagem que fizemos em família, Deus me deu o nome do bebê através da música Nicolas, da cantora Aline Barros. Hoje eu entendo que Deus já queria me dizer que meu filho seria um milagre.

Com 27 semanas de gestação, em um descanso após o almoço, senti um líquido que saía sem o meu controle. Fui ao médico e, segundo ele, o colo do meu útero estava fechado. No outro dia eu faria uma ultrassonografia. Fui para casa e, mais ou menos às 9 horas da noite, o líquido saiu em grande quantidade, o que me levou a retornar ao médico.  Chegando lá, o Doutor disse que era necessário que eu fosse procurar outro recurso médico em outra cidade, já que Amambaí não tinha suporte para atender uma criança tão prematura como ele era.

Correria, desespero e agonia eram as palavras que resumiam aquela noite em que fomos para Dourados. Ao ser atendida pelo médico de lá, recebo a notícia de que minha bolsa havia se rompido, e que se o Nicolas nascesse, teria pouca chance de sobrevivência.Os planos dos médicos eram que eu fizesse um repouso absoluto e evitasse pegar infecções. Eu precisava, ao máximo, segurar a criança na barriga. Era o melhor a ser feito para o Nicolas.

Fui internada e esse processo durou 22 dias de angústia e medo. Até que, no dia 10 de maio, descobriram uma infecção em mim, por isso a criança deveria ser retirada, mesmo tendo apenas 30 semanas, 6 meses de gestação. Assim nasceu o Nicolas nasceu, às 21h e 50 minutos, pesando 1.420 Kg e medindo 39 cm.

Meu bebê foi direto para o UTI Neonatal e lá ficou por 2 dias para depois ser encaminhado para a UI (Unidade Intermediária), onde os bebês ficam para ganhar peso. Eu achava eu que isso duraria apenas alguns dias, mas minha luta estava apenas começando. Nicolas se alimentava através de sonda e tomava antibiótico na veia, devido a uma infecção. Com 10 dias de vida, ele teve uma apneia (parada respiratória) e teve que ser levado as pressas para o UTI, onde foi entubado e permaneceu por 12 dias. Foi um período muito doloroso.

Mas, graças a Deus, o Nicolas saiu e da UTI e foi para a UI novamente, agora com o peso necessário para se alimentar pelos seios. Me lembro que, na minha tentativa de dar a mama, ele chorou pois não conseguia sugar e, como ainda tinha a sonda, o leite que estava nela foi direto para o pulmão. Como o Nicolas aspirou, foi uma correria imensa para tentar salvar a sua vida. Novamente lá foi o Nicolas para a UTI por algumas horas até poder voltar para a UI.

Eu ficava triste, pois o Nicolas não sabia sugar o seio, mas com 7 dias de vida, o Nicolas começou finalmente a sugar. E, após mais de 50 dias de internação, Nicolas recebeu a tão esperada alta.

Já em casa há 2 dias, o Nicolas parou de se alimentar e não conseguia se aquecer devido ao seu pouco peso de  2 kg. Infelizmente tivemos que retornar ao Hospital de Dourados e, chegando lá, Nicolas foi examinado. Mais uma notícia triste: o coração do meu filhinho estava quase parando.

Foram mais dias de angustia, medo e sofrimento. Porém, nunca deixamos de acreditar que Deus tem promessas para a sua vida. A nossa confiança e esperança estava no Senhor.

Foram mais 15 dias de internação com o Nicolas tomando antibióticos, sendo aspirado, usando oxigênio, recebendo transfusões de sangue. E assim ele foi melhorando, até que retiraram a sonda de vez e deram alta para ele. Foram ao total, 80 dias de internação.


Para a Glória de Deus, hoje o Nicolas tem 1 ano e 7 meses, é super saudável e esperto. E por essa vitória que, a todas as mães prematuras eu digo: confiem em Deus!

Beth e Tapari, pais do Nicolas.

 

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.

    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.