Notícias

10.11.2023

Evento na ALESP debate cuidados com bebês prematuros

Ação que aconteceu na segunda-feira (6/11) abordou políticas públicas sobre o tema, com presença da ONG Prematuridade.com e do Instituto Mauricio de Sousa

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sediou na segunda-feira (6/11), um debate sobre a temática da prematuridade. O parto prematuro – aquele que acontece antes da 37ª semana de gestação - é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade e o Ministério da Saúde aponta que, a cada dez minutos, seis bebês nascem antes da hora; cerca de 340 mil, todos os anos.

Sob a temática “Prematuros, vacinação e quadrinhos #NovembroRoxo com a Turma da Mônica”, especialistas, profissionais de saúde, famílias de prematuros e comunidade debateram o cenário da prematuridade no estado, além de estratégias e ações necessárias para prevenção do parto prematuro e para melhorar o cuidado a esses bebês e suas famílias, com atenção especial à vacinação.

Estava programado também para esse momento, o lançamento de um gibi especial da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Sousa. A revistinha traz a temática da prematuridade, mostrando a história do nascimento de um prematuro na família da Mônica. Retratar esse tema nos quadrinhos reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre prematuridade desde cedo. “É a realização de um sonho ver o assunto ser abordado em uma história da Turma da Mônica. O carisma dos personagens, aliado ao amplo público alcançado pelas revistinhas, certamente farão muita diferença no sentido de sensibilização das pessoas sobre o tema e a importância dos cuidados específicos que os prematuros necessitam”, diz a fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.

A atividade na ALESP aconteceu com o apoio do equipe do mandato da Deputada Estadual Marina Helou e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da ONG Prematuridade.com e do Instituto Mauricio de Sousa.

Durante os próximos meses, a ONG irá distribuir alguns exemplares da revistinha em diversas regiões. Mas você pode acessar a versão em PDF (apenas para leitura, vedada a impressão) clicando aqui. Acompanhem as nossas redes sociais, em breve divulgaremos informações sobre a distribuição das revistinhas.

Serviço:

Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP)

  • Horário: 17h – Abertura
  • Horário: 17h10 - Aline Hennemann (Assessora Técnica do Ministério da Saúde)
  • Horário: 17h20 - Denise Suguitani (Diretora Executiva ONG Prematuridade.com)
  • Horário: 17h30 - Amauri Sousa (Instituto Mauricio de Sousa)
  • Horário: 17h40 - Dra. Maria José Mattar (Neonatologista, membro do Conselho Científico da ONG)
  • Horário: 17h50 – Dra. Sandra Tomita (Médica, Sanofi)
  • Horário: 18h00 - Suéllen Sátiro (mãe de duas meninas prematuras, voluntária da ONG)
  • Horário: 18h15 - Encerramento

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.