Notícias

Notícias

24.05.2017

#DoeLeiteMaterno

"Um pouquinho que você doa é tudo para quem precisa."

Esse é o slogan da campanha do Ministério da Saúde para doação de leite materno 2017.

Já sabemos que a prática do aleitamento materno traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico culturais tanto para a mãe quanto para o bebê.

A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis.

O estímulo da amamentação exclusiva salva 6 milhões de crianças por ano.

Mas e quem não consegue amamentar, ou não tem leite?

Nesse caso a melhor opção para a saúde do bebê internado, prematuro ou não, é optar por leite materno de bancos de leite, ou seja, de outras mães.

As mães prematuras têm mais dificuldade em amamentar e extrair o leite para armazená-lo, por isso a doação de leite materno é tão importante. 

Veja aqui dicas para amamentar o prematuro, como manter a produção de leite materno enquanto o bebê ainda não suga, dicas para extrair o leite em casa e como armazená-lo.

O leite materno ajuda a salvar diariamente milhares de prematuros que lutam pela vida nas UTIs neonatais e a rede de bancos de leite é fundamental nesse processo. Porém, muitas vezes, eles operam no Brasil com poucas doadoras e baixos estoques.

Sabendo disso, precisamos incentivar a doação de leite materno, essa maneira fácil e rápida de doar amor aos nossos pequenos guerreiros.

Cada pote de leite materno doado (em torno de 300ml) pode alimentar até 10 bebês!

Se você tem leite para doar, saiba como fazer e onde encontrar o banco de leite humano mais próximo de você no site da Rede Brasileira de Leite Humano. Alguns deles contam com o serviço de coleta domiciliar, você nem precisa sair de casa para ajudar outros bebês!

Doe leite materno, doe amor, doe vida <3

Equipe Prematuridade.com

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.