Notícias

Notícias

09.06.2025

DF aprova gratuidade no transporte público para pais de bebês prematuros internados

Com a derrubada de vetos na Câmara Legislativa, projeto que garante passagem gratuita torna-se lei

Na tarde desta terça-feira, 3 de junho de 2025, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a rejeição de vetos parciais e totais a 25 projetos de lei propostos por deputados distritais.

Entre eles, destaca-se o Projeto de Lei nº 899/2024, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que trata diretamente da ampliação do acesso ao transporte público.

O projeto assegura a gratuidade no Sistema de Transportes Público Coletivo do Distrito Federal para mães, pais ou responsáveis legais por bebês prematuros internados em unidades neonatais da rede pública de saúde do DF. A proposta, agora transformada em lei distrital com a derrubada do veto do Poder Executivo, busca garantir apoio logístico e emocional a famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente nos casos em que a internação se prolonga por semanas ou até meses.

Com a sanção legislativa, a nova lei deverá ser regulamentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nos próximos meses, incluindo a definição de critérios para comprovação da internação e para a emissão dos passes gratuitos.

Além do PL 899/24, outros 24 projetos de lei tiveram vetos rejeitados e agora seguem para promulgação, consolidando um conjunto de novas legislações que impactam diversas áreas da vida dos brasileiros.

Fonte: Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Debate sobre o PL seguiu na quinta-feira, 05/06

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu o projeto, em Comissão Geral, na tarde da quinta-feira (5/6).

A proposta, iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), para atender às mães, pais e responsáveis por recém-nascidos, com dificuldade financeira para visitar a criança durante o período de recuperação. Segundo a distrital, o custo orçamentário do projeto é muito baixo, visto que o número de prematuros deve se manter estável. “Eu acredito que não temos 100 crianças em UTIs neonatais, e nesse caso, nem todas as passagens previstas seriam realizadas”, avaliou.

Como mãe de seis filhos, e sempre atenta às causas da Primeira Infância, a parlamentar justificou que a presença dos pais desde as primeiras horas de vida é essencial ao desenvolvimento físico e emocional dos pequenos, segundo atestam estudos científicos.

A representante do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do DF, Dra Marta Rocha de Moura, afirmou que o impacto com a medida será positivo para as famílias, e ainda possibilitaria a redução de custos de internação. “O período de internação é estressante tanto para os bebês, que se sentem abandonados, quanto para os pais, que ficam impossibilitados de visitar os filhos em razão de uma condição socioeconômica. Saber que é possível minimizar esses danos com uma política pública que garante esse amparo, é um ato de humanidade”, reforçou a especialista.

Representantes de diversas instituições e grupos de apoio às mães de prematuros e às crianças especiais também participaram da Comissão e apontaram como um dos principais desafios do projeto, a viabilidade de uma parceria entre os governos do DF e de algumas cidades do Entorno, visto muitas mães dessa região acabam sendo atendidas pela rede pública do DF.

Paula Belmonte informou que está tentando construir o texto do projeto com a Secretaria de Mobilidade do DF, para manter a transparência a transparência de todas as etapas desse processo. “Queremos regulamentar a lei, de forma que haja clareza sobre esse benefício, para que as crianças e as famílias sejam totalmente atendidas” afirmou.

Também participaram das discussões. o Secretário Executivo da Secretaria de Mobilidade do DF, Alecsandro Carreiro Pinho; a médica Pediatra e membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Médicos, Julister Maia de Morais; e o Assessor Especial da Secretaria de Saúde do DF, Thiago Martins.

Fonte: site Paula Belmonte

Juntos somos mais fortes

Agradecemos à Deputada Distrital Paula Belmonte pela sensibilidade e por abarcar essa luta, ao time da Sociedade de Pediatria do DF, em especial nas pessoas dos nossos queridos amigos, Dr Carlos Moreno Zaconeta e Dra Marta Rocha de Moura, pelo apoio fundamental ao projeto de lei, e pela contribuição importantíssima trazendo a voz das famílias, dos voluntários da ONG Prematuridade.com no DF, especialmente da Suellen Sátiro, mãe de duas prematurinhas e Coordenadora de Políticas Públicas da ONG. 

Projeto já é realidade no RS

O texto do PL no DF segue o mesmo princípio de Lei já sancionada no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 2023, através da iniciativa do vereador Cristiano Silva, que é pai de uma menina prematura. Saiba mais aqui. Conhece algum vereador ou deputado estadual? Encaminhe esse link para ele. Vamos replicar esse projeto por todo território nacional!!!

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.