Notícias

Releases

07.09.2022

Ação no Metrô promoverá roda de conversa com pais no contexto da prematuridade

Para marcar o Dia dos Pais, estação Tatuapé terá atividade, em parceria com a ONG Prematurdade.com, dia 12, das 10h às 13h

Tornar-se pai é um processo cheio de dúvidas e descobertas, e quando o bebê nasce prematuro, a situação vem carregada de medos e incertezas. Para marcar o mês dedicado aos progenitores (o Dia dos Pais será celebrado em 14 de agosto), o Metrô de São Paulo, em parceria com a ONG Prematuridade.com, promoverá roda de conversa, na próxima sexta-feira (12), das 10h às 13, na Estação Tatuapé, para discutir as responsabilidades da figura paterna no núcleo familiar e na sociedade, assim como as especificidades da paternidade no contexto da prematuridade.

A ação acontecerá próximo ao painel de arte - mezanino da estação e terá a participação de Fernando Guimarães Ferreira, voluntário da ONG Prematuridade.com, jornalista e escritor, autor do livro “Diamante no acrílico: entre a vida e o melhor dela”, que conta a jornada de luta e superação da filha, Laís, que nasceu prematura de 29 semanas devido trombose seguida de embolia pulmonar da mãe. A bebê passou 80 dias internada. A roda de conversa também terá a presença de Gabrielle Sauini, fonoaudióloga especialista em prematuros, também voluntária da ONG.

“O desenvolvimento dos prematuros não depende só do tratamento de Saúde em si, das incubadoras e dos medicamentos. Esses bebês precisam da presença da mãe e do pai, sempre bem próximos. É um vínculo fundamental que vai definir a evolução e o bom prognóstico do bebê”, fala a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani. “A roda de conversa será uma excelente oportunidade de as pessoas conhecerem uma história inspiradora, como a do Fernando, que traduz o quanto a participação do pai é importante para a superação de obstáculos do núcleo familiar, que pai não é apenas coadjuvante nesse processo”, conclui,

Sobre a ONG Prematuridade.com
A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção da prematuridade, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros.
A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.

Atualmente, são cerca de 5 mil famílias cadastradas, mais de 200 voluntários em 23 estados brasileiros e um Conselho Científico Interdisciplinar de excelência. Mais informações: https://www.prematuridade.com/.

Observatório da Prematuridade - A ONG também produziu o Observatório da Prematuridade, documento desenvolvido com base nos dados coletados pela Numb3rs Analytics e nas altas
hospitalares codificadas pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil® no período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de setembro de 2021. O material reúne diversos cenários de todo o país, como números de partos por tipo (vaginal ou cesareana); quantidade de leitos de UTI neonatal; número de consultas de pré-natal realizadas; quantidade de pediatras por estado; faixa etária das mães (uma vez que complicações gestacionais e no parto representam a principal causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos mundialmente, pois existe maior risco de problemas – entre os quais a prematuridade-, segundo a Organização Mundial da Saúde), entre outros.

O conteúdo completo está disponível no link https://prematuridade.com/_files/view.php/download/pasta/1/61f96b65a3779.pdf.

Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.