• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Casa da Esperança de Santos é referência em follow-up para crianças

28/11/2018 Casa da Esperança de Santos (SP) é referência em follow-up para crianças.

Na última segunda-feira, dia 26 de novembro, Aline Hennemann, vice-diretora executiva da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), visitou a Casa da Esperança de Santos, em São Paulo, com o intuito de fortalecer a parceria iniciada na I Caminhada da Prematuridade de Santos, realizada dia 11 de novembro na orla da praia.

Na ocasião, Aline conheceu as instalações da sede e ficou encantada com a ótima estrutura do local. “A Casa da Esperança de Santos é uma referência para a Baixada Santista e quiçá para o país. Ver essa estrutura e esse trabalho, que é realizado com tanto amor, serem replicados em todo o Brasil seria a realização de um sonho”, disse a docente e enfermeira neonatal durante a visita.

Com sede na rua Imperatriz Leopoldina nº 15, na Ponta da Praia, a Casa da Esperança de Santos possui salas equipadas para atendimento nas áreas de Fisioterapia Solo, Aquática e Respiratória, Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Consultório Odontológico e Serviço Social, com a equipe atuando sob orientação de médica neurologista infantil e médico ortopedista.

Dentre os seus principais projetos de referência clínica destaca-se o “Programa de Intervenção Precoce ao Recém-Nato de Risco”. Criado em 2015, o serviço funciona para, o mais cedo possível, diagnosticar e iniciar a recuperação ou amenização de limitações no desenvolvimento neuropsicomotor de recém-nascidos, bebês e crianças de até 2 anos.

A Instituição conta ainda com uma Sala de Atividades de Vida Diária para capacitação de pacientes visando uma maior participação e independência nas funções cotidianas, bem como o Escovódromo, onde as crianças e adolescentes em tratamento recebem orientação e treinamento adequados para prevenção em Saúde Bucal.

Todos os pacientes e cuidadores assistidos pela entidade filantrópica, além dos tratamentos terapêuticos, são beneficiados com refeições gratuitas servidas diariamente sob orientação de nutricionista e serviços de apoio aos familiares através do “Núcleo de Promoção de Mães Dona Vanjú”. São realizados cursos de artesanato, culinária, panificação e confeitaria, com oportunidades de comercialização em espaços internos como a “Feirinha da Esperança” e a Cafeteria “Sabor de Esperança”. Além da troca de vivências entre os envolvidos, esses cursos possibilitam a geração de nova fonte de renda para a família dos pacientes.

O “Programa Sem Barreiras” é outro exemplo de serviço prestado para assistidos e para o público em geral com necessidades de acesso a equipamentos fundamentais para a mobilidade. A partir do recebimento de doações feitas por empresários e pela comunidade em geral, cadeiras de rodas são repassadas para os necessitados que procuram a instituição, com prioridade de atendimento aos pacientes da reabilitação infantil.

A entidade possui também auditório, cozinha industrial, refeitório para funcionários e salão de eventos, além de setor de fisioterapia de adultos que presta atendimento particular, pelo SUS e via planos de saúde.

Para mais informações, acesse o site da Casa da Esperança de Santos, a página no Facebook ou entre em contato pelo telefone (13) 3278-7800.

(Fotos: Daniel Neris)



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se